Grupo Crise

O Projecto CRISE

 

No Ano de 1994 é criado no CNIG um grupo responsável pela realização da Cartografia de Risco de Incêndio Florestal. Após a conclusão deste trabalho, este grupo começa a desenvolver software SIG para o Serviço Nacional de Bombeiros, como ferramenta auxiliar no combate aos fogos florestais.
Em 1998 o CNIG começa a trabalhar com o serviço Nacional de Protecção Civil com o intuito de implementar um sistema informático para a introdução, gestão e visualização da informação das situações de emergência, no Centro de Situações da Protecção Civil, em Carnaxide.
Como consequência, toda a informação relativa às ocorrências passa a estar armazenada em base de dados, abrindo assim a porta a um sem número de aplicações, nomeadamente o carregamento e disponibilização da informação a partir da internet. É assim criada a RISE - Rede de Informação de Situações de Emergência, cujo objectivo é disponibilizar a informação ao cidadão comum e fomentar a troca de informação através da internet, entre várias entidades.
Além das ocorrências activas a nível nacional, a RISE disponibiliza um conjunto de links para páginas relacionadas com situações de emergência a nível internacional.

Presentemente o Grupo CRISE disponibiliza um conjunto de soluções baseadas na internet, vocacionadas para as entidades que necessitem de gerir ocorrências que estejam associadas a um espaço físico.

Recentemente (2006-2009) o Grupo Crise produziu uma Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com a cobertura do todo o território Nacional Continental, que está disponível gratuitamente para download ou consulta no site da RISE.

Adesão à RISE

Neste momento a RISE está aberta às instituições que necessitem de ferramentas para a introdução e gestão de ocorrências. A adesão à RISE é feita através da celebração de um protocolo entre o IGP e essa instituição.
O Grupo CRISE desenvolve todo o software necessário, de acordo com as especificações da entidade, nomeadamente:

  • Desenvolvimento da base de dados, de acordo com as definições e necessidades de cada entidade
  • Desenvolvimento da aplicação para carregamento da informação localmente ou via internet. Estas aplicações são auxiliadas por base de dados toponímicas e algoritmos de transformação de coordenadas geográficas, para localização automática da ocorrência.
  • Desenvolvimento da aplicação para visualização de mapas (cartas 1/25 000, fotografia aérea, etc.) ou cruzamento com informação alfanumérica (dados meteorológicos, pontos de água, pistas e helipistas, postos de vigia, etc.)
  • Formação aos utilizadores e suporte técnico.

Contacto

Contacte-nos para qualquer esclarecimento relacionado com a Rede RISE, para o seguinte endereço:


Grupo CRISE
Direcção de Serviços de Investigação e Gestão de Informação Geográfica
Instituto Geográfico Português
Rua da Artilharia Um, 17
1999-052 Lisboa

Tel. 21 381 96 73
Fax.21 381 96 99

crif98@igeo.pt

 

Grupo CRISE
Página Principal

Contacte-nos: crif98@igeo.pt
1998-2009, Grupo CRISE, todos os direitos reservados


Instituto Geográfico Português