1.2 - Programa Snpc Gráfica


Esta aplicação tem como função poder cruzar a informação constante na base de dados e informação cartográfica, funcionando assim como um verdadeiro Sistema de Informação Geográfica costumizado para as operações de rotina do Centro de Situação.

Os últimos desenvolvimentos na aplicação Snpcgráfica foram introduzidos para permitirem reunir um mais vasto conjunto de informação em redor de uma ocorrência.

Está disponível um módulo que permite desenhar áreas sobre um mapa sendo assim possível calcular a área afectada pela ocorrência.

Fig. 1 Módulo de desenho de áreas

Foram ainda introduzidos mais dois módulos que permitem identificar graficamente a quantidade e localização das ocorrências sendo possível fazer um estudo estatístico do que acontece no nosso país.
 
 

Fig.2 Módulo estatistica
 
 
 
 
 
 

Fig. 3 Módulo de execução automática de relatórios
 
 

Fig. 4 Módulo de representação cartográfica de dados estatisticos
 
 

Para cada ocorrência é possível reunir um conjunto de informação que permite situar e identificar todas características do terreno e os meios disponíveis de combate á ocorrência na área circundante dos quais se destaca um novo módulo chamado Ortofoto:

Fig. 5 Módulo de Visualização de Ortos com resolução de 1 metro.

É também possível visualizar sobre a cartografia a posição das "estruturas" da Protecção Civil deslocadas para o terreno e toda a informação introduzida sobre o teatro de operações : meios e homens envolvidos; pontos de situação e as várias situações criadas.

De referir que o Copav já tem disponível uma aplicação identica a esta com a particularidade de poder adquirir as ocorrências activas via internet.
 
 

Problemas : Um problema é a falta de familiarização dos operadores relacionada com os temas de cartografia o que induz que constantemente se diga que existe falta de informação quando esta já está disponível nas aplicações desenvolvidas.