3.2 Criar uma nova ocorrência (passos fundamentais)

Para criar uma nova ocorrência é necessário que a barra do menu esteja visível, e para isso basta clicar numa ocorrência activa ou clicar no botão seguinte.

De seguida ir ao submenu Ocorrências e seleccionar Criar nova. Aparece então o modulo para a criação de novas ocorrências (ver figura abaixo).

O primeiro passo consiste na identificação da ocorrência. Para tal é necessário:

- Seleccionar o Tipo de operação em que a nova ocorrência se insere (ver figura acima ).

- Colocar a data e hora de inicio da ocorrência, e, a data e hora do alerta.

- Identificar a entidade responsável pelo alerta (não obrigatório).

- Seleccionar a tipificação correspondente à ocorrência que está a ser criada (ver figura acima).

- Antes de introduzir o nº da ocorrência é necessário proceder à sua localização (para criar uma nova ocorrência é obrigatório saber a sua localização geográfica).

Pode-se localizar uma nova ocorrência através das suas coordenadas (GPS), com as visadas de postos de vigia, ou, como é mais comum, através do nome da localidade mais próxima da ocorrência - localização por toponímia (ver fig. Abaixo).

É aconselhável seleccionar a pesquisa por concelho (mais rápido e preciso), e colocar apenas a inicial do local pretendido (para evitar problemas devidos à ortografia). De seguida clicar no botão : seguinte -> (fig. acima).

Aparece então uma lista com todas as toponímias encontradas pela pesquisa, devendo-se seleccionar a pretendida (clicar em cima dela) (fig. Acima).

- A ocorrência fica então localizada, e, pode passar-se à etapa seguinte, que consiste em dar um nº à ocorrência. Para tal o mais simples é clicar em cima do botão ? , e o próprio sistema dá automaticamente um nº à nova ocorrência, devendo aceitar-se o nº aconselhado (ver fig. Abaixo)

O 3º passo consiste em criar um ponto de situação para a nova ocorrência. Carregar no botão : seguinte ->.

Aparece então o menu para a criação de pontos de situação. Deve-se seleccionar o submenu situações, e clicar em adicionar nova (ver fig. Abaixo).

Deve-se então preencher os campos do módulo para criação de novo ponto de situação :

- Data e hora de chegada dos dados do ponto de situação.

- Origem, ou seja, a entidade responsável pela criação do ponto de situação.

- Previsão da evolução da ocorrência.

- Notas que se queiram adicionar.

- Estado, seleccionar o pretendido.

Depois de introduzir estes dados clicar no botão Enviar dados...(ver fig. abaixo)

A partir deste passo está criada a nova ocorrência, com o respectivo ponto de situação, aparecendo já visível na lista de ocorrências activas.

À medida que se tem novos dados sobre a evolução da ocorrência, pode, e deve-se, ir criando novos pontos de situação actualizados.

Finda a ocorrência, esta deve sempre ser fechada, para ficar no historial de ocorrências do Serviço Nacional de Protecção Civil.

Estes são os passos indispensáveis e obrigatórios para a criação de uma nova ocorrência. De seguida vamos ver como adicionar mais dados (caso disponiveis) à ocorrência e ao ponto de situação.

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