Projectos

Projectos


Projecto SNPC

Em 1998 o CNIG começa a trabalhar com o serviço Nacional de Protecção Civil com o intuito de implementar um sistema informático capaz de monitorizar e manter o fluxo de informação de todo o tipo de ocorrências, desde o nível local, regional e nacional. Para tal e numa primeira fase, começou-se por implementar no nó central da Protecção Civil em Carnaxide, um conjunto de aplicações de introdução, gestão e visualização da informação associada às situações de emergência.
Toda essa informação, deu posteriormente origem à RISE - Rede de Informação de Situações de Emergência, cujo objectivo disponibilizar a informação ao cidadão comum e fomentar a troca de informação através da internet, entre várias entidades.
Em 1999 o carregamento das ocorrências é alargado aos nós regionais da Protecção Civil, através do WebSnpc, um conjunto de ferramentas baseadas em páginas HTML.

SNPCintro

SNPCIntro

A aplicação SNPCIntro é um programa desenvolvido em Visual Basic com o objectivo de dotar os operadores de uma ferramenta de introdução da informação associada a uma ocorrência na base de dados da Protecção Civil, bem como permitir a manipulação, alteração, adição e impressão dessa mesma informação de uma forma simples e intuitiva.
A localização da ocorrência é auxiliada com o recurso a base de dados toponímicas, a algoritmos de conversão de coordenadas geográficas e cruzamento de visadas de Postos de Vigia.

SNPC Gráfica

A aplicação SNPC Gráfica é uma ferramenta desenvolvida para a visualização e cruzamento de toda a informação relativa às situações de emergência. Ligada à base de dados das ocorrências activas, este software de caris gráfico, permite a visualização geo-referenciada das ocorrências, bem como um conjunto de dados raster (cartas 25 000, fotografias aéreas, cartografia temática, etc.), dados vectoriais (limites administrativos, etc.), e informação alfanumérica (localização e dados de pontos de água, postos de vigia, pistas e helipistas, etc.). Além das habituais funcionalidades gráficas (zoom, pan, etc.), há ainda a possibilidade de desenho e cálculo de áreas.

SNPC Gráfica
WebSNPC

WebSNPC

Esta aplicação é a versão HTML da aplicação SNPCIntro e foi criada para permitir a introdução de ocorrências através da internet, aos nós regionais da Protecção Civil. A grande vantagem deste serviço é o facto de apenas ser necessário uma ligação à internet e um vulgar browser para utilizar esta aplicação. Dispensa-se assim a instalação de software, bem como a criação de base de dados locais.

 


Grupo CRISE
Página Principal

Contacte-nos: crif98@igeo.pt
1998-2009, Grupo CRISE, todos os direitos reservados


Instituto Geográfico Português